Use Pseudocódigo antes de Programar

por Jackson Neri da Camara | Atualização
CSS Modular

Pseudocódigo é uma versão mais simples para escrever um algoritmo, através de frases curtas e diretas. Quando escrevemos passos individuais e informais para serem compreendidos por humanos e não por computadores, usamos pseudocódigo. É uma espécie de tipo de código que utilizamos quando estamos escrevendo instruções específicas, que ainda não são código fonte.

Existem vários benefícios pra isso, por ser uma maneira de se comunicar, pensar e progredir quando seu cérebro está travado. O pseudocódigo nos ajuda a trabalhar em um problema, sem nos distrair com a sintaxe da linguagem e outras complexidades ao escrever o código fonte.

Gratuito

ebook Lógica de Programação e Algoritmos com C#

Lógica de Programação e Algoritmos com C#

Aprenda a dominar as principais habilidades que todo programador deve saber.

Pseudocódigo não é só pra iniciantes, muitas pessoas cometem esse erro. A simplicidade do código fonte pode ajudar programadores experientes a resolverem problemas complexos. É comum, programadores iniciantes pularem esta etapa e, irem direto ao editor de texto, se deparando com as complexidades da linguagem de programação. Isso é totalmente compreensível. Porém, o sucesso não é como você escreve seus códigos e sim como você pensa. O pseudocódigo é uma maneira de pensar de forma mais rápida.

A melhor maneira de desenvolver um programa, é se afastar do computador, pegar um lápis e uma folha em branco. Quando estamos escrevendo no papel não tentamos escrever o programa todo de uma vez, fizemos isso por etapas. Essas etapas nos ajudam a colocar nossos pensamentos em ordem. A grande vantagem do pseudocódigo é que não há uma sintaxe oficial ou regras rígidas para serem seguidas. Apenas existe um papel em branco que permite você escrever todo o seu pensamento lógico. Com o passar do tempo programadores experientes começam a escrever o pseudocódigo de forma muito parecida com a linguagem de programação favorita.

Figura 1 – Pseudocódigo se escreve com papel e lápis
Escrevendo pseudocódigo com papel e lápis

Quando uma equipe se reúne, é comum usar pseudocódigo. Assim, programadores, designers, representantes, clientes conseguem entender as instruções que seus colegas estão escrevendo.

Mesmo que você seja um programador experiente e nunca tenha feito um jogo. É provável que a primeira vez que for escrever um jogo, você não saiba como tocar uma música. Se você tentar executar essas tarefas diretamente num editor de texto, isso pode ser um problema, que acabaria atrapalhando o seu pensamento lógico. Ao usar pseudocódigo não ficamos presos nesses detalhes, fazendo com que nosso pensamento flua com mais naturalidade. Assim podemos deixar essas características intrínseca da linguagem de programação para uma próxima etapa.

Para escrever um pseudocódigo corretamente é necessário satisfazer todas as características fundamentais que todo algoritmo deve cumprir. São características fundamentais:

  • Ser preciso: deve indicar a ordem de realização de cada passo;
  • Ser definido: se seguir um algoritmo duas vezes, o resultado obtido deve ser o mesmo todas as vezes;
  • Ser finito: se seguir um algoritmo, a ação deve terminar em algum momento, ou seja, deve ter um número finito de passos.

Um pseudocódigo também pode ser representado por um fluxograma, que pode ser feito com o auxílio de um software ou apenas com lápis e papel. O fluxograma representado na Figura 1.1, representa um software de uma fábrica. O fluxograma é executado quando o cliente faz um pedido. Leia-se o fluxograma da seguinte forma:

  • Receber pedido;
  • Ler pedido;
  • Examinar a ficha do cliente;
  • Se o cliente é idôneo a fábrica aceita o pedido, caso contrário, recusa o pedido.
Figura 1 – Fluxograma fábrica
Fluxograma Fábrica

Embora exista alguns softwares que nos auxiliam na construção de fluxogramas, deixando-o mais profissional, prefiro lápis e papel.

Pseudocódigo: É uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples e informal.

Código Fonte: O termo código fonte vem do inglês Source Code e define um conjunto de palavras escritas de forma ordenada contendo instruções em determinada linguagem de programação. Resumindo, é o algoritmo escrito em linguagem de computador.

Telegram

Telegram

Canal Telegram: Programação Raiz

Participe do nosso canal no Telegram para receber conteúdos gratuitos toda semana.

Jackson Camara

Programador Fullstack com 7 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas web e aplicativos. Bacharel em Ciência da Computação especialista em Angular, .net Core C#, Web API, PostgreSQL e AWS. Entusiasta em microsserviços, DDD e meta-heurística.

Esperando texto